Perguntas Frequentes

Qual é o âmbito do projeto Geração Saudável?

A Geração Saudável é um projeto de Promoção e Educação para a Saúde desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos (SRSRA-OF), com o objetivo primordial de contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens.

No ano letivo 2015/2016, o Projeto foi implementado pela primeira vez na Zona Centro, especificamente no distrito de Coimbra. A partir do ano letivo 2017/2018, o Projeto Geração Saudável será implementado em todo o território nacional, com o início da implementação na Zona Norte, através de uma parceria entre a SRSRA-OF e a Associação Cura+, e ainda nas Regiões Autónomas.

Qual o público-alvo do Projeto?

O público-alvo principal da Geração Saudável são os alunos do 2º ciclo (5º e 6º ano), com inclusão pontual de alunos do 1º e 3º ciclos. Os professores, pessoal não-docente, pais, familiares dos alunos e a população em geral são o público-alvo secundário.

Como funciona a implementação do Projeto nas Escolas?

A Geração Saudável desloca-se e permanece em cada Escola um a dois dias, determinados consoante a disponibilidade de agenda, com os seus formadores, materiais didáticos e a mascote.

ZONA SUL E CENTRO:

A formação é ministrada aos alunos no autocarro pedagógico, que deverá preferencialmente ficar estacionado no interior da Escola, com acesso a corrente elétrica (voltagem normal).

A formação é ministrada em blocos de 90 minutos, divididos em dois blocos de 45 minutos (ou seja, cada turma terá um bloco de 45 min na parte da frente do autocarro + 45 min na parte traseira). Em cada bloco de 90 minutos poderá ser ministrada formação a duas turmas, com um máximo de 22 alunos cada OU a uma turma maior, dividida em dois grupos (capacidade máxima do autocarro: 45 alunos + 3 Professores).

Cada turma deverá ser acompanhada por pelo menos um professor.

 

ZONA NORTE E REGIÕES AUTÓNOMAS:

As sessões decorrerão num auditório ou numa sala equipada com material de projeção, conforme indicado pela Escola.

A formação é ministrada em blocos de 90 minutos, divididos em dois blocos de 45 minutos. Em cada bloco de 90 minutos poderá ser ministrada formação a um máximo de duas turmas, que deverão ser acompanhadas por pelo menos um professor.

Que materiais são distribuídos e disponibilizados pelo Projeto?

Todos os alunos que contactam com o Projeto recebem algumas brochuras sobre as temáticas abordadas, desenvolvidas especialmente para o público-alvo. Estas brochuras contêm mensagens-chave sobre as temáticas e conceitos base que poderão ser explorados em casa, junto das respetivas famílias, e ainda um pequeno brinde surpresa.

No momento da ida do Projeto à Escola, será ainda entregue aos Professores responsáveis um DVD com todos os materiais utilizados, para que possam explorar novamente os conteúdos em sala de aula.

Para facilitar o acesso à informação científica correta, por parte das famílias e das escolas, foi ainda desenvolvida a Coletânea de livros Geração Saudável, que poderá ser adquirida em qualquer livraria nacional, no site da Editora Pato Lógico e na Sede da Ordem dos Farmacêuticos.

Como posso obter mais informações sobre o Projeto?

Para obter mais informações, poderá contactar-nos através do site ou via email para o regional.lisboa@ordemfarmaceuticos.pt ou por telefone para o 213 191 370.

Qual é o âmbito do Geração Saudável Sénior?

A Geração Saudável Sénior é um projeto de promoção e educação para a saúde pública, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos, que tem como objetivo estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias e dar a conhecer a importância da prevenção em saúde.

A Geração Saudável Sénior tem o intuito de capacitar pessoas com doença, perspetivando a redução de complicações relacionadas com as doenças, com o objetivo de promover ganhos em saúde, quer no plano clínico quer no plano económico, para o sistema de saúde.

Qual o público-alvo do Projeto?

A Geração Saudável Sénior destina-se a cidadãos com mais de 65 anos que frequentem Centros de Dia e/ou Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS's).

Onde e como funciona a implementação do Projeto?

A Geração Saudável Sénior desloca-se a Centros de Dia e IPSS, onde dinamiza um dia dedicado à promoção e educação para a saúde.

A implementação do projeto decorre em dois momentos: um primeiro dedicado ao rastreio dos fatores de risco cardiovascular (glicemia, colesterol e pressão arterial) e à revisão da terapêutica (os idosos que o pretendam, poderão levar a sua “mala” de medicamentos diários e efetuar o seu mapa terapêutico); e um segundo momento onde decorrerá uma pequena palestra sobre a Diabetes e/ou o Uso Responsável do Medicamento, e onde os participantes poderão tirar todas as dúvidas sobre as temáticas.

Que materiais são distribuídos e disponibilizados pelo Projeto?

Todos os cidadãos que contactam com o Projeto recebem algumas brochuras sobre as temáticas abordadas, desenvolvidas especialmente para o público-alvo. Estas brochuras contêm mensagens-chave sobre as temáticas e conceitos que poderão ser uma ajuda nas várias situações diárias.

Como posso obter mais informações sobre o Projeto?

Para obter mais informações, poderá contactar-nos através do site ou via email para o regional.lisboa@ordemfarmaceuticos.pt ou por telefone para o 213 191 3 70.